Salão de Carros

10 dicas úteis antes de alugar um carro no Brasil e no exterior

Postado em 6 de janeiro de 2015 por Daniel / Juliana

Aluguel de carros

Muitas pessoas não refletem sobre os possíveis problemas que poderão ter ao alugar um carro, como por exemplo o preço do aluguel se não optar por um comparador de preços como e dirigem-se logo a uma agência de rent a car das mais conhecidas no mundo como a ou outras do setor por isso listamos dez dicas bastante úteis para você levar em conta antes de sair dirigindo um carro alugado.

1 – Verifique as condições do automóvel

Antes de sair com o carro alugado, verifique com um funcionário da locadora o estado do mesmo, como danos na lataria, se o tanque está cheio, pneus calibrados e se esta tudo certo com o estepe. Se possível tente dar uma volta no quarteirão antes de sair em definitivo com o automóvel.

2 – Se for andar em mais de um país, faça um roteiro circular

Se no seu roteiro estiver incluido visitas a mais de um país, planeje um trajeto circular para retirar e devolver o carro na mesma loja.  Isto porque a maioria das locadoras cobra uma taxa caso a devolução seja feita em outra loja, podendo até dobrar o valor pago pelo aluguel.

3 – Contabilize o gasto com combustível e estacionamento

É muito importante colocar na ponta do lápis o gasto que se terá com combustível, pois pode influenciar muito no valor final do aluguel. Se a utilização do veículo for feita boa parte em estrada, nem sempre os carros 1.0 são a melhor opção, pois consomem mais combustível para fazer ultrapassagens.

Outro gasto que não pode ser esquecido é com estacionamentos, que muitas vezes o locadores não se preocupam em contabilizar. Dependendo do dia e do uso, pode ser necessário estacionar o carro em 3 ou 4 estacionamentos por dia. Nas grandes cidades o valor do estacionamento tende a ser mais alto.

4 - Pré-pague a locação no Brasil

Caso você vá alugar um carro fora do Brasil, pague antecipadamente daqui mesmo do nosso país. Isso evita a incidência de 6,38% do IOF, além possíveis de surpresas em casos de variação do câmbio.

5 – Compare o custo do aluguel de um carro com o custo de um táxi

Dependendo da viagem, da cidade e dos trajetos que serão realizados, às vezes é mais vantajoso alugar um carro, e em outras fica mais em conta utilizar um táxi. Por isso faça bem as contas e veja o que se enquadra melhor no seu caso.

6 – O seguro do cartão de crédito não dá cobertura em diversos casos

A maioria dos cartões de crédito não cobrem acidentes com vítimas e nem danos materiais a terceiros.

7 – Vale a pena contratar um

A contratação do seguro é uma questão que sempre gera dúvidas no momento de alugar um veículo. O recomendado é sempre contratar um seguro que cubra roubo, furto, colisão e também contra terceiros (este último não costuma se incluído nas taxas básicas do aluguel).

Todos sabemos que os agentes de viagem insistem para os clientes contratarem vários seguros, e assim o valor da locação pode até dobrar. Por isso vale uma análise sobre o gasto que trará uma boa tranquilidade.

8 – Analise o melhor tipo de quilometragem

Geralmente as locadoras oferecem dois tipos de quilometragem: controlada ou livre. Antes de alugar calcule quantos quilômetros você pretende rodar. Para pequenos deslocamentos a quilometragem controlada vale mais a pena, pois é mais barata. Para quem pretende se deslocar bastante vale a pena a quilometragem livre, que apesar de ser mais cara, livra o cliente de gastos extras de exceder o limite.

9 – Atenção com pacotes “all-inclusive”

Verifique se a locadora oferece pacotes promocionais do tipo “all inclusive” (tudo incluído), que oferece diárias de locação já incluindo o valor do seguro. Fique atento ao tipo de cobertura que o seguro oferece nesses casos, pois muitas vezes esses pacotes oferecem só as mais básicas.

10 – Compare os preços de automóveis de outras categorias

Principalmente nos Estados Unidos, a diferença das tarifas entre modelos populares, compactos e intermediários tem diminuído. Em cidades como Los Angeles e Miami a diferença no valor da diária pode chegar a US$ 4 (aproximadamente R$ 10,00). Isto pode fazer diferença em viagens com muitas pessoas e muita bagagem.

Leia também:

Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

© 2024 SalaoDeCarros.com.br - Todos os direitos reservados. Politica de Privacidade