Dois modelos que marcaram história no Brasil vão aos poucos perdendo espaço no mercado e caminham para a aposentadoria. Após anos de vendas, Chevrolet Celta e Volkswagen Polo já não figuram há um bom tempo entre os mais vendidos do país.
Muitos dizem que suas produções já foram interrompidas, mas decidimos analisar melhor o caso de cada um deles.
Chevrolet Celta
Seu lançamento no Brasil foi no ano de 2000. Na época a Chevrolet gerou grande expectativa quando anunciou que estava projetando um novo compacto 1.0. No final das contas o Celta nada mais era do que um Corsa 1994 mais requintado. O motor e plataforma eram os mesmos e a carroceria muito semelhante. A grande diferença estava no acabamento: era claramente feita com materiais mais pobres.
A previsão era que uma versão mais básica do Onix fosse substituir o Celta, mas a Chevrolet já anunciou que está trabalhando em um novo projeto baseado no Spark americano, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2016.
A cada mês suas vendas vem diminuindo. Em abril deste ano foram 3.346 unidades emplacadas. A única versão vendida é a LS quatro portas por R$ 34.990, que conta com com motor 1.0 de oito válvulas e 78cv, direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico.
As concessionárias dizem que o Celta continua a ser produzido e que ainda há unidades no pátio da fábrica disponíveis para faturamento. Porém a Chevrolet já informou as locadoras e empresas de terceirização de frota que não aceita mais encomendas do compacto. Os pedidos de peças para fornecedores também foi reduzido. A fabricante já faz os últimos movimentos para encerrar a produção do carro, que pode acontecer ainda no final deste mês.
Volkswagen Polo
O modelo foi lançado por aqui em 2002, e foi considerado um tremendo salto de engenharia e qualidade para a Volkswagen Brasil. O Polo tinha construções avançadíssimas para a época, com destaque para a solda a laser, que permitia uma montagem mais precisa. Em testes realizados ele apresentou a mesma rigidez torcional que o Passat alemão. Sua construção era caprichada e seu bom acabamento é visível. Os motores 1.6 e 2.0 possuem bom rendimento, além de ser muito bom em curvas.
No Brasil o Polo encontra-se em sua quarta geração. A quinta foi apresentada em 2008 lá fora, mas não chegou por aqui, apenas recebeu retoques em 2006 e 2011.
Alguns dizem que sua produção foi encerrada em dezembro de 2014, outros afirmam que foi em março de 2015. O fato é que o Volkswagen Polo já não figura mais na seção “Monte seu Carro” no site da marca.
Já não mesmo que,tanto faz como-se,GM Celta LS e LT,nunca foi um batedor de recordes de vendas com,por:Ex VW Polo como de entrada é 1.6 Total-Flex,e 1.6 Total-Flex Comfortiline e Sportline,como também 2.0 Total-Flex,nunca foi um sucesso no Brasil,porlá já é lançado a 6ª geração.
Por-isso depende de muitos consumidores que queiram comprar um de 2005 em diante.