O hatch nacional Chevrolet Onix recebeu nota zero para o latim NCAP, em relação a testes de segurança.
Constataram-se estruturas perigosas na zona do painel que poderiam impactar contra o joelho do motorista e do acompanhante.
Sem contar a ausência de elementos de absorção de energia nas portas e nos painéis inferiores, em caso de colisões laterais. Durante os testes, o veículo mostrou uma penetração alta da barreira móvel que provocou alto deslocamento do pilar e do banco dos passageiros.
A Proteste (associação de defesa do consumidor) condenou o resultado do Onix nos testes e pediu a suspensão das vendas do carro. Segundo a entidade, o modelo está em desacordo com as normas de segurança exigidas em outros mercados, além de expor os passageiros a riscos devido a abertura da porta na colisão.
Já a montadora manifestou-se no sentido de reafirmar o cumprimento dos requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul, e salientou: ”Com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul”.
O Onix é produzido na unidade de Gravataí (RS), e exportado para diversos países da América do Sul.