Salão de Carros

Qual a diferença entre torque e potência?

Postado em 17 de abril de 2021 por Julia Ricotta

curiosidades-torque-potencia

O desempenho de um carro é usualmente definido por duas grandezas do motor que se relacionam: a potência e o torque. Mas você sabe me dizer exatamente o que cada uma significa e qual a influência delas na performance do seu carro? Para compreender melhor esses conceitos, acompanhe este post com a gente.

O que é torque?

Torque nada mais é do que uma grandeza física. Ele surge quando uma força é aplicada a uma distância do eixo de rotação de um corpo, fazendo com que o mesmo tenda a girar. Quando apertamos um parafuso, por exemplo, estamos aplicando uma força com as mãos na extremidade da ferramenta utilizada, fazendo com que o parafuso gire.

torque

Exemplo de aplicação de torque.

Imagine agora que suas mãos representam os pistões do motor e a ferramenta é o virabrequim; quando sua mão (o pistão) desce, aplicando uma força, faz-se com que a ferramenta (o virabrequim) gire, e é daí que vem o torque! Como visto, no caso do torque do motor, ele é o responsável por fazer o carro sair da inércia e dar início ao movimento.

torque-virabrequim

Aplicação do torque do motor.

Ele surge, normalmente, em regimes de rotação mais baixos do motor, tendo seu máximo não muito longe de 4.000rpm, em carros do dia a dia.

torque-rm

Dados simulados do torque de um motor quatro cilindros genérico.

O que é potência?

Assim como o torque, potência é uma grandeza física, sendo caracterizada como a taxa de energia concedida por uma fonte em relação ao tempo. Quando dizemos que algo é potente, significa o quão rápido é a taxa de variação de energia, isso é, o quão rápido o trabalho é executado. Ou seja, se colocarmos dois carros lado a lado e dermos a tarefa de concluir 500m em linha reta para os dois, aquele que chegar no menor intervalo de tempo será o mais potente, considerando uma situação em que não houve falha alguma.

Diferente do torque, a potência surge em rotações mais altas, tendo seu máximo próximo de 6.500rpm nos carros do dia a dia. Tanto é em regimes mais altos que, quando “esticamos” a marcha (manter a mesma mais do que o necessário), percebe-se a potência do motor.

potencia-rpm

Dados simulados da potência de um motor quatro cilindros genérico.

Torque ou Potência?

A resposta correta é: depende.

Trazendo para o cotidiano, no qual é necessário arrancar e retomar velocidade muitas vezes, pois constantemente paramos em semáforos, aceleramos para ultrapassar ou mudar de faixa, além de muitas outras situações. Sabendo disso, o que você pensa ser mais importante para o trânsito nas ruas da cidade? Se você respondeu que a potência é mais importante, você está errado, mas não desanime! Isso ocorre pois, nas cidades, normalmente não desenvolvem-se grandes rotações para o motor, ou seja, mantemos o mesmo em faixas de trabalho mais baixas, sendo necessário muita força em baixas rotações. Mas não esqueça que a potência é crucial! Em situações que precisamos ganhar velocidade rapidamente, como uma ultrapassagem, precisamos de boa potência, para não demorarmos ou até mesmo não realizarmos a manobra.

Em veículos mais pesados, como caminhões e ônibus, a força necessária para retirar o automóvel da inércia é muito maior de que uma moto, por exemplo, e dessa maneira exigem um torque maior.

No caso de carros corrida e de competição, como os de Fórmula 1, que atingem altas velocidades em curtos intervalos de tempo, exigem motores de maior potência, uma vez que não são veículos tão pesados e buscam.

Em veículos mais pesados, como caminhões e ônibus, a força necessária para retirar o automóvel da inércia é muito maior de que uma moto, por exemplo, e dessa maneira exigem um torque maior.

Normalmente, os fabricantes de automóveis buscam a harmonia entre o torque e a potência, devido à aplicação diversificada dos carros hoje em dia. É claro que, se buscam algo específico, como buscam acelerações absurdas e altas velocidades dentro da Fórmula 1, teremos um foco maior na potência, assim como focam no torque quando falamos de caminhões, que são veículos mais robustos.

torque-potencia-rpm

Comparação entre torque e potência de um motor quatro cilindros genérico.

Como são medidos o torque e a potência de um veículo?

Ok, agora entendemos como os dois conceitos funcionam e qual a diferença entre eles. Mas, afinal, como torque e potência são medidos? Para isso, é utilizado um equipamento próprio, chamado de Dinamômetro, existindo dois principais tipos: os dinamômetros de rolo e os de bancada. As medidas retiradas de tal equipamento são dadas em kgf.m (quilograma-força metro) ou N.m (Newton metro) para o torque e HP (Horse Power ou, em português, cavalo-vapor – cv) ou kW (quilowatt) para a potência.

O primeiro tipo afere os dados de potência e torque nas rodas, ou seja, com o motor e seu sistema acoplados no chassi do carro. Seu objetivo é o de simular o comportamento do veículo em condições de uso normal, pois consiste em posicionar o eixo de tração em cima de um par de rolos (exemplo: caso a tração do seu carro seja traseira, seriam colocadas as rodas presentes no eixo traseiro), basicamente.

torquexpotencia

Carro no dinamômetro de rolo.

O dinamômetro de bancada, diferentemente do de rolos, coleta os dados em uma sala, com o motor desacoplado do veículo. Com isso, retiram-se influências externas ao motor, como por exemplo a retirada da interferência do sistema de transmissão ou do centro de gravidade do carro. Após aferições com tal aparelho, normalmente é necessário utilizar dinamômetros de rolo para finalizar o acerto do veículo, pois nele consegue-se maior proximidade da realidade, pois ali, sim, têm-se as interferências citadas anteriormente.

dinamometro-bancada

Motor em dinamômetro de bancada.


Texto produzido por:

Júlia Leite de Faria Ricotta

Fábio Sandrini Costa

Leia também:

Um comentário para “Qual a diferença entre torque e potência?”

  1. Guilherme Pavanetti disse:

    Parabéns pela postagem!
    Muito boa e explicativa, todo sucesso pra vocês e que venham os próximos posts!! :)

Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

© 2024 SalaoDeCarros.com.br - Todos os direitos reservados. Politica de Privacidade