Salão de Carros

Chery Suspende IPI ate Dezembro

Postado em 22 de setembro de 2011 por Daniel / Juliana

Chery Suspende IPI ate Dezembro

Através de uma liminar a montadora Chery conseguiu na Justiça Federal do Espírito Santo, por onde chegam os carros da montadora, uma suspensão de 90 dias da medida que elevou o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para automóveis importados.

Este é o primeiro processo contra a medida, que aumentou o imposto em 30 pontos percentuais para carros importados, que ocorreu no meio deste mês de setembro, de acordo com a associação de importadores Abeiva.

A Chery informou nesta manhã que a liminar foi concedida pelo juiz Alexandre Miguel, da 1ª vara civil do Espírito Santo em Vitória. Sendo assim a cobrança do imposto passa a valer a partir do dia 15 de dezembro.

Entenda mais do assunto

No dia 15 de setembro, visando estimular a produção de veículos nacionais, o governo anunciou um grande aumento na taxação de automóveis importados. O imposto foi aumentado em 30 pontos percentuais, para até 55%, previsto para o final de 2012. Esse aumento passou a valer já no dia 16 de setembro, e atingiu principalmente as marcas asiáticas, que até o momento trabalham com importação de produtos prontos, como a Chery. A montadora chinesa está construindo uma fábrica na cidade de Jacareí – SP, que deve ficar pronta até 2013.

De acordo com a Chery, a liminar conseguida baseia-se em dispositivo constitucional, que determina um prazo de 90 dias para a entrada em vigor de cobrança de tributo a partir da publicação de decreto.

A Abeiva publicou que está tentando dialogar com o governo e que não pretende entrar com recursos judiciais contra o aumento do imposto. A assessoria de imprensa da associação informou que a atitude da Chery foi isolada.

Veja os preços dos carros da Chery.

Leia também:

Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

© 2024 SalaoDeCarros.com.br - Todos os direitos reservados. Politica de Privacidade