A queda de 6,9% nas vendas de carros em 2014 poderia ter sido ainda pior, não fossem os consórcios, que registraram uma alta de 8,5% no ano passado.
Apesar de a venda de novas cotas ter sofrido uma queda de 3,5% (ou seja, menos consumidores se interessaram no sistema de consórcio), o número de contemplações (pessoas que tiveram a possibilidade de comprar o veículo) aumentou, ampliando as vendas. Em 2014 foram 468,5 mil contemplados, contra 397 mil em 2013, o que gerou um aumento da participação de consórcios no mercado.
De acordo com a Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), no ano de 2013 os consórcios representavam 13,5% do mercado, e no ano passado a participação foi de 17,1% (aumento de 27%).
Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, “O consórcio ajuda as pessoas que se programam para comprar um bem com valor alto e ajudam a aumentar as vendas totais do mercado brasileiro”.