Desde o final de 2012 a FCA (Fiat-Chrysler Automobile) vem divulgando seu mais novo SUV compacto, o Jeep Renegade. O jipinho começou a ganhar forma no Salão de Genebra de 2014, e é o primeiro modelo da marca a ser fabricado fora dos EUA: no Brasil ele será produzido no nordeste, na cidade de Goiana, em Pernambuco.
O Renegade chega para abalar os concorrentes: o recém lançado Honda HR-V e o líder de mercado Ford Ecosport. A briga promete ser boa, e para isso o novo SUV da Jeep aposta em sua gama de versões. Confira seus preços:
- Sport flex M/T – R$ 69.900
- Sport flex A/T – R$ 75.900
- Sport 4×4 (diesel) 9A/T – R$ 99.900
- Longitude flex A/T – R$ 80.900
- Longitude 4×4 (diesel) – R$ 109.900
- Trailhawk (4×4 diesel 9A/T) – R$ 116.900
Ainda está prevista para chegar em junho uma versão mais barata, que partirá de R$ 66.900, e deve contar com menos itens de série.
Para cada versão serão oferecidas diferentes opções de motor e câmbio. Na configuração 4×2, o Renegade será equipado com motor 1.8 E-torq EVO flex da Fiat (utilizado pelo Bravo, Strada e Palio Weekend Adventure), mas com modificações para gerar 132 cavalos de potência. Acoplado ao motor haverá opções de câmbio manual ou automático de seis marchas.
Já as versões 4×4 contam com motor 2.0 turbodiesel que rende 170 cv. Para este motor há a opção do câmbio automático de nove marchas.
O Jeep Renegade já conta de fábrica com ar-condicionado, controle de estabilidade, volante multifuncional, trio elétrico, faróis de neblina, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, direção elétrica, rodas de liga leve aro 16, airbag duplo, freio de estacionamento elétrico por botão, disco de freio nas quatro rodas e ABS.
Para conquistar o mercado o Jeep investiu R$ 7 bilhões em sua unidade de ponta no nordeste, que tem capacidade para produzir 250 mil carros/ano (dos quais 100 mil deles serão de Renegade, e o restante deverá ser uma futura picape médio-compacta da Fiat). Além disso a rede de concessionárias passou de 40 para em torno de 100, e espera-se até o final do ano atingir a marca de 200 lojas.